Dra Heloisa Hofmeister
Voltar página principal

Odores do Corpo

Rádio Rio de Janeiro – Odores do Corpo
Programa Manhã na Rio – Entrevista com Dra Heloisa Hofmeister

Hiperhidrose significa suar excessivamente e Bromidrose é o termo usado para se referir aos odores desagradáveis do corpo humano. Alguns alimentos ou medicamentos contém componentes que, em algumas pessoas, são eliminados pelo suor como alho, cebola, entre outros, Mesmo os produzidos pelo corpo podem dar um cheiro característico ao suor. Para entendermos o assunto suor e seus odores vamos conversar com a dermatologista a doutora Heloisa Hofmeister. Bom Dia!!

Bom Dia!! É um prazer conversar com vocês.

>> Dra. Heloisa, porque surgem odores desagradáveis em nossos corpos?

Por vários fatores, especialmente por maus hábitos de higiene ou orientação inadequada.

>> O corpo humano tem dois tipos de glândulas sudoríparas: as Écrinas e as Apócrinas. A senhora poderia simplificar para nós o que isto quer dizer? Qual a importância delas para nós e a sua relação com os odores do nosso corpo?

As glândulas écrinas existem em todo o corpo e regulam a sua temperatura, e são funcionantes desde o nascimento. Quando a temperatura do corpo aumenta, aumenta a produção de suor, e quando o corpo esfria, diminui sua produção. O suor produzido pelas glândulas écrinas é composto basicamente de água e eletrólitos, como o sódio e o potássio.

As glândulas apócrinas ocorrem em determinadas áreas do corpo como as axilas, o couro cabeludo e a região genital. Além de água e eletrólitos, este suor tem gorduras, proteínas e hormônios.

O suor não tem odor, mas quando sofre a ação de bactérias e fungos que existem na superfície da pele são transformados e passam a ter o característico odor desagradável.

>> A produção de suor pode ser influenciada por reações do nosso corpo?
Que reações seriam essas?

Como foi dito, a produção de suor é influenciada pela temperatura corporal, basicamente, mas também pelas emoções.

É bastante comum a hiperhidrose, aumento de suor, especialmente em regiões como as palmas das mãos, em situações de stress.

>> Alguns alimentos poderiam intensificar o odor da pele? Quais seriam eles?

Temperos mais fortes como alho e cebola em excesso podem exalar seu odor pela pele, intensificando o mau cheiro.

>> Com a puberdade, o suor se intensifica. Porque o cheiro nessa idade é mais forte?

É nesta idade que as glândulas apócrinas se desenvolvem, tendo sua atividade muito aumentada. Caracteristicamente, o adolescente precisa tomar mais cuidados com a higiene e prevenção da bromidrose.

>> O chulé e o pé de atleta, o que são? Como aparecem? Existem pessoas mais propensas a isto ou qualquer pessoa pode ter?

São coisas diferentes, mas que podem estar ligadas.

O chulé é a bromidrose plantar, ligado às glândulas écrinas, e associado ao excesso de suor, a hiperhidrose. Então: Há excesso de suor nos pés, a hiperhidrose, que é decomposto por bactérias e fungos existentes na pele dos pés, produzindo o odor característico. Nos pés, há o agravante de estarem na maior parte do tempo cobertos, o que facilita a maceração da pele entre os dedos.

Pode haver, então, uma infecção de fungos no local, por causa desta umidade, que é o pé de atleta, já uma micose dos pés. Os fungos gostam de ambientes quentes e úmidos, característico dos pés.

>> Como tratar o chulé e o pé de atleta?

Sempre ter o cuidado de manter os pés secos. Seca-los bem com a toalha após o banho, se possível com um secador de cabelos para eliminar as últimas goras de água, não usar sapatos de borracha ou plástico, dando preferência a sapatos com sola couro, especialmente, se possível, sandálias. O uso de meias de algodão ajuda muito, pois o algodão é absorvente do suor. Sapatos usados sem meias devem ser colocados ao sol para diminuir a população de fungos. Banhos de chá preto podem aliviar a bromidrose plantar e axilar também, pois o chá preto contem ácido tânico, que combate o problema.

Se já houver o pé de atleta, que é a micose, procurar um serviço de dermatologia para tratamento específico, que pode variar de acordo com o tipo de fungo.

>> Nem sempre o mau-cheiro de corpo é a manifestação de maus hábitos de higiene corporal. Neste caso, o que pode ser?

O odor do suor em algumas horas passa para a roupa. Muitas vezes reutilizar a roupa do dia anterior após o banho é causa de mau-cheiro.

>> A hiperhidrose é a produção exagerada de suor. Como trata-la? É indicada a cirurgia?

A hiperidrose pode ser tratada de várias maneiras, e às vezes pode ter difícil controle. A hiperidrose generalizada, que ocorre em todo o corpo, é relativamente comum e associada ao stress na maior parte das vezes.

A hiperhidrose axilar pode ser tratada com desodorantes e fórmulas anti-transpirantes, que costumam conter substâncias à base de alumínio que diminuem a quantidade de suor.

A iontoforese apresenta também, em minha experiência, bons resultados. É feita através de aparelhos que, com água corrente, provavelmente bloqueiam a saída do suor.

Nos últimos anos vem sendo tratada com sucesso com a aplicação de toxina botulínica, especialmente nas axilas, palmas e plantas, mas o inconveniente é o preço, que é alto, e a duração do tratamento, que deve ser refeito a cada 4 ou 6 meses.

A cirurgia é uma medida muito controversa. Há a possibilidade de sudorese excessiva compensatória em outros locais, após a cirurgia.

>> Então quais são as principais dicas para que possamos manter o nosso corpo sem esses cheiros desagradáveis? Quais são os profissionais que podem orientar as pessoas por este problema?

Como principais dicas eu recomendaria 1 a 2 banhos ao dia, com o uso de sabonete antisséptico nas axilas, região genital e pés. Após o banho, secar muito bem os pés, especialmente entre os dedos. Nas axilas, usar um antibiótico tópico em base alcoólica, como a eritromicina ou clindamicina, sempre após o banho, com o auxílio de algodão, antes do desodorante. Procurar usar roupas e meias de algodão, trocar de roupa com freqüência, nunca reutilizar uma roupa suada, e deixar os sapatos ao sol.

{ OUTROS ARTIGOS }
Acne: mitos e verdades sobre a doença
O Filtro Solar
O carinho que a pele merece na hora do banho
Thermage - O Combate à Flacidez!
Ficar em forma exige disciplina e um tratamento múltiplo
Tratamentos de Última Hora
A Pele ao Final do Verão
Odores do Corpo
O verão, timidamente, começa a ensaiar alguns passos ensolarados
Como escolher um bom filtro solar?
Adolescentes e o Sol
Rosácea e as Peles Rosaceiformes
 

Este site não é destinado para consulta clínica ou tratamento. O Código de Ética do Conselho Regional de Medicina não permite consultas médicas
sem que o paciente seja examinado pelo médico, o que configuraria exercício ilegal da medicina, sujeito às penas da lei, desde a suspensão até a perda do diploma de médico.

Follow Me on Pinterest